Estamos buscando trabalhos em conjunto com empresa especializada em BPM para possibilitar que as organizações obtenham um produto mais amplo. Ao contratarem os serviços de implantação do gerenciamento por processos, poderão contar, também, com a orientação para a implementação do seu Sistema de Controle Interno, onde os trabalhos correm em paralelo à fase de mapeamento dos processos.
Uma organização orientada a processos demonstra ter consciência de seus objetivos e procura realizar as transformações necessárias para atingir um maior grau maturidade e efetividade. Considera a gestão por processos como condição básica para a implementação da qualidade em serviços prestados e produtos oferecidos. Essa abordagem é muito importante também na administração pública, quando sua atuação estiver focada em processos que atendam melhor o interesse do cidadão.
As melhores práticas de gerenciamento por processos estão previstas no Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio - Corpo Comum de Conhecimento - BPM CBOK®, da ABPMP - Association of Business Process Management Professional.
A gestão de riscos é uma fase imprescindível ao gerenciamento dos processos de trabalho, na qual se deve identificar e categorizar os eventos indesejáveis, com o objetivo de minimizar seus impactos negativos.
Por sua vez, o Sistema de Controle Interno (SCI) pode agregar significativo valor à organização, dede que estruturado não somente sob a ótica da fiscalização da gestão, mas como instrumento de apoio, focado no fortalecimento dos controles administrativos de caráter preventivo, que são destinados a mitigar os riscos identificados a partir do mapeamento dos processos.
Há um ganho de eficiência quando o processo de implementação do SCI ocorre e sintonia com ações voltadas à estruturação ou otimização do gerenciamento por processos e gestão de riscos.